Hipercusto®: a solução ideal para custeio e formação do preço de venda

O Hipercusto é um software criado com o objetivo de apurar os custos de produtos e/ou serviços, calcular preços de venda seguros e analisar a rentabilidade da companhia.

É uma das soluções mais sérias e profissionais do mercado, podendo ser implantado rapidamente na maioria das indústrias e empresas de serviços.

Indicado para qualquer empresa

A busca por rentabilidade e espaço no mercado está exigindo níveis mais altos de profissionalização e estratégias bem planejadas. 

Como grande auxiliar dessas questões, o Hipercusto deve ser utilizado por empresas do setor industrial ou de serviços, que buscam uma solução segura e profissional nas áreas de custos, preços e resultados.

Não importa se a sua empresa é micro, pequena, média ou de grande porte, o Hipercusto é a melhor solução.

Fluxo Hipercusto
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Calcule o custo com precisão

Ao cadastrar a fórmula (receita) de fabricação dos produtos da sua indústria ou a ficha técnica nas empresas de serviços, o Hipercusto valorizará cada uma das etapas, com grande precisão, e chegará ao custo total do seu produto/serviço.


O Hipercusto permite o cadastramento de fórmulas com milhares itens e centenas de níveis. Com um avançado módulo de engenharia de produtos, você pode criar produtos/serviços derivados de outros e, através do módulo “Cápsula do tempo”, é possível recuperar fórmulas antigas de produtos ou serviços, permitindo identificar se o processo atual é mais eficiente ou de menor custo que o anterior.

Venda com segurança

PowerVendas

Ao aplicar as condições comerciais da sua empresa ao custo de produção, você obterá um preço de venda seguro e que garanta a rentabilidade de cada venda. 


Esse cálculo é efetuado pelo PowerVendas, que integra o Hipercusto, e leva em consideração dezenas de taxas, fixas ou variáveis, como por exemplo:

  • Frete (único ou variável).
  • Comissionamento dos vendedores.
  • Taxa de financiamento das vendas.
  • Devoluções de produtos (ou perdas).
  • Manutenção do capital de giro.
  • Impostos, obedecendo a situação tributária da sua empresa.
  • Outras despesas como: devedores duvidosos, verbas de publicidade, royalties, etc.
  • Resultado desejado sobre o preço de venda (lucro).

Ao comercializar respeitando os preços sugerido pelo PowerVendas, a lucratividade de cada venda é garantida.

Ficha de custo
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Fichas técnicas detalhadas

Além de considerar as matérias-primas/insumos utilizados na produção, também são cadastrados os tempos de processos, passos executados por prestadores de serviços (terceirizados) e o percentual de perda (refugo), permitindo totalizar o custo de cada produto por:

  • Matérias-primas/insumos.
  • Setores produtivos, separados por: mão de obra direta, setup, máquinas e equipamentos e gastos gerais.
  • Prestadores de serviços/terceirizados.
  • Refugos


Otimize sua produção

Zoom ficha de custo

Ao conhecer o custo de cada etapa da produção, você saberá quais são os itens que estão encarecendo o seu produto/serviço.

Isso permite ao gestor identificar quais processos devem ser otimizados ou então quais insumos devem receber atenção especial da área de compras.

Às vezes um simples ajuste no processo de produção como, por exemplo, redução no tempo de preparação de equipamentos ou aumento no lote econômico podem representar grande redução no custo.


Taxas horárias
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Conheça as taxas horárias dos setores produtivos

O processo de cálculo das taxas horárias de cada setor produtivo considera os salários dos funcionários produtivos (e seus encargos), depreciação de equipamentos e despesas de produção.

Basta alocar, com extrema facilidade, os funcionários em seus respectivos setores, informar os valores de aquisição dos equipamentos (com carga horária e regras de depreciação) e definir o plano de contas com sua respectiva alocação. 

Pronto, o Hipercusto já terá as informações necessárias para calcular:

  • A taxa horária de mão de obra direta (MOD)
  • A taxa horária de máquinas e equipamentos (MAQ)
  • A taxa horária de gastos gerais de fabricação/produção (GGF ou GGP)

Gestão avançada

Gestão avançada

Esse módulo é crucial para que o gestor consiga definir políticas de crescimento e acompanhamento das vendas, pois ele permite:

  • Descobrir os produtos/serviços com maiores custos.
  • Analisar a rentabilidade das vendas e detectar: os melhores (e piores) clientes, os melhores (e piores) vendedores, os produtos que trazem maior (ou menor) retorno para a empresa, etc.
  • Comparação das vendas realizadas x despesas da empresa.
  • Descobrir o impacto que haverá nos custos se você substituir um determinado insumo na fórmula de produção.
  • Consultas diversas no banco de dados (via SQL) com possibilidade de exportar o resultado para planilhas de cálculo, arquivos TXT, arquivos CSV, etc.

Integração
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Integração com outros ERPs

Se as informações necessárias para o funcionamento do Hipercusto estiverem cadastradas em outros sistemas, ou até em planilhas de cálculo, é possível importar essas informações evitando sua redigitação.

A importação pode ser efetuada de três modos distintos:
  • Usando arquivos em disco: XLS, XLSx, HTML, XML, DBF, TXT, CSV, etc.
  • Através de scripts SQL com conexão a bancos de dados Oracle, SQL Server, DB2, NexusDB, MySQL, Firebird, InterBase, PostgreSQL, Sybase ou via ODBC.
  • Utilizando rotinas customizadas, recuperando os dados gravados em arquivos em disco ou acessando os principais bancos de dados do mercado.

Além disso, a troca de dados é bidirecional, ou seja, é possível ler dados de outros sistemas ou enviar dados do Hipercusto para seu ERP.

Altamente customizável

Customizável

O Hipercusto atende a grande maioria das empresas sem qualquer modificação ou adaptação.

Porém, sempre existem aqueles casos especiais onde são necessários alguns ajustes ou adaptações e isso pode ser criado utilizando o módulo de customização que acompanha o sistema. Através de linguagem OOP (Pascal) é possível criar novos módulos ou opções que se “ligam” ao Hipercusto e são processadas sempre que necessário.

Através deste módulo é possível incluir novos campos no sistema, criar módulos auxiliares, gerar planilhas tipo “break down”, gravar planilhas XLS, emitir relatórios especiais, executar processos em outros bancos de dados, etc.

As customizações podem envolver custos adicionais.


Gerador relatórios Hipercusto
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Poderoso gerador de relatórios

O Hipercusto possui dezenas de relatórios que atendem as principais necessidades do usuário contendo, inclusive, inúmeros relatórios gerenciais e de tomada de decisões.

Se surgir a necessidade de relatórios específicos, sua área de T.I. (ou nosso suporte) poderão criá-los utilizando o gerador de relatórios que acompanha o sistema. 

Além disso, o Hipercusto possui um módulo chamado “Dicionário de dados” onde estão documentadas todas as tabelas, sua finalidade e seus respectivos campos, ou seja, você não fica “no escuro” tentando descobrir onde está gravada uma determinada informação.

A NatSam entende que, apesar do Hipercusto ser de nossa propriedade, os dados registrados no sistema são seus e, por isso, temos a obrigação de lhe informar em quais tabelas estão gravadas e como acessá-las. 


Fácil e intuitivo

Menu Hipercusto

Uma das principais preocupações da nossa equipe de desenvolvimento foi criar um sistema extremamente poderoso, porém de fácil utilização. Até usuários leigos em informática conseguem utilizar o sistema sem grandes dificuldades.

Além disso, por usar um banco de dados altamente especializado, não é preciso dispor de uma equipe de T.I. para administrar o sistema e operações rotineiras como, por exemplo, um backup do banco de dados, pode ser efetuada pelo próprio usuário.

E no caso de qualquer dúvida ou dificuldade, você poderá acionar nossa equipe de suporte técnico que procurará esclarecer suas dúvidas o mais rápido possível.


Rápida implantação

Rápida implantação

Com nosso serviço de implantação remota, você conseguirá implantar o sistema rapidamente e obter resultados já nas primeiras semanas.

Como a implantação pode ser efetuada remotamente, exige um baixo investimento por parte da sua empresa, além de permitir conversar com nossos consultores de acordo com a sua agenda obedecendo, é claro, nosso horário de atendimento (dias úteis das 9h às 17h).

Se quiser agilizar ainda mais, você poderá solicitar a visita de um consultor em sua empresa mas, pela nossa experiência e graças ao avanço das ferramentas de acesso remoto, somente em casos especiais você vai solicitar a presença física de um consultor (conheça nossas modalidades de consultoria).